Herbolária: Anis-Estrelado

400639_badyan_specii_pripravy_1680x1050_www-gde-fon-comAnis-Estrelado

Outros nomes populares: Estrela de Anis, anis-verdadeiro, anis-da-sibéria, badiana, badiana-de-cheiro, funcho-da-china, anise star, badiane-anis, étoilé.
Nome científicoIllicium verum
Parte utilizada: frutos e sementes
Planeta:
 Venus e Lua.
Elemento: Terra e Ar
Energia: feminina
Cores: azul claro e cor-de-rosa
Signo: XXXX.
Usos mágicos: trabalhar com seres feéricos, melhora o humor; desperta a intuição; torna o ambiente agradável e desagrega energias negativas, ajuda o desenvolvimento mediúnico, limpeza de chacra cronário. Aumenta a estima da pessoa, percepção de si, motivação e otimismo criando uma atmosfera positiva.
Propriedades medicinais: anti-séptica, aromática, calmante, carminativo, digestiva, diurética, estimulante, estomáquico, expectora.
Indicações: bronquites, cansaço, digestão, doenças da bexiga, gases, hérnia, inflamação, lumbago, náuseas, tosses.
Família: Magnoliaceae
Sinônimos botânicos: Illicium san-ki
Principios Ativos: anetol, trans-anetol, monoterpenos (felandreno, limoneno, alfa-piuneno e linalol), aldeídos e cetonas anísicas, cineol, estragol e safrol; Mucilagem; Saponinas; Açúcares.
Toxicologia: uso seguro nas doses recomendadas. Em doses elevadas pode ser tóxica.
Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada

Estrela-de-anis ou Anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta originária da China e do Vietnã. É considerado uma especiaria de uso medicinal e culinário. Possui um aroma idêntico ao do anis pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

Há outra espécie próxima, originada do Japão, denominada de anis-estrelado japonês (Illicium anisatum, também conhecido como Illicium religiosum, Illicium japonicum), shikimmi ou skimmi. Está espécie é reconhecida cientificamente como altamente venenosa e é, por isso, imprópria para o consumo humano. 

A vagem do anis-estrelado tem a forma de uma estrela irregular com oito pontas e mede até 3 centímetros de lado a lado. São duras e de cor de ferrugem. Os carpelos têm forma de canoa e abrigam uma semente frágil e lustrosa. Os carpelos são mais aromáticos do que as sementes. Possui propriedades semelhantes à erva doce e ao anis (pimpinella anisum L), não devendo ser confundido com este, apesar de também conter o anetol como princípio ativo.

Ingrediente essencial ao “pó de cinco especiarias”, o anis-estrelado é usado na culinária chinesa em sopas, caldos, marinadas para carne de porco, pato e frango. Na cozinha vietnamita é cozido em caldos e no pho (sopa de macarrão e carne). Na Índia, o anis-estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s