Ogma, Deus da eloqüência e mestre da poesia

ogma-sun-faced-yuri-leitchOgma, por vezes escrito como Oghma, é o Deus irlandês da eloqüência, da vidência e mestre da poesia que, segundo o “Livro de Ballymote”, foi o inventor do alfabeto oracular “Ogham”, utilizado pelos antigos Druidas e baseado em árvores sagradas e que recebeu este nome em homenagem ao Deus.

Ogma é retratado como um guerreiro, por vezes um ancião com sorriso no rosto, vestindo casaco de pele e carregando um arco e bastão.

Por sua linhagem, Ogma é Fomoriano mas se aliou aos Tuatha Dé Danann, assim como seu pai Elatha.  Sua mãe é geralmente dada como Ethliu, às vezes como Étaín mas ainda há quem trace sua ascendência direto de Dagda e Danu, tornando-o efetivamente um Tuatha Dé Danann. Seus filhos incluem Cairpre e Tuireann mas há uma versão em que suas filhas são Eire, Fotla e Banba e que foi prometido que se uma delas pudesse prever o futuro dos Tuatha de Danaan na Irlanda, teria a terra nomeada para ela. Neste caso, Eire conseguiu e seu nome, em irlandês é “Irlanda”.

Muitas vezes o Ogma aparece como uma tríade com Lugh e Dagda (sendo Dagda seu irmão e Lugh seu meio-irmão), que às vezes são coletivamente conhecidos como o “Trí dée dána” ou “Três Deuses de Habilidade”, embora esse título também seja aplicado a outros Deusas em outros momentos.

4cc1b834295de8e099972c4573d945ccOgma lutou na batalha de Magh Tuiredh, quando os Tuatha Dé Danann tomam a Irlanda dos Fir Bolg, seus antigos habitantes.
Depois de Bres assumir a soberania, três reis Fomorianos (Indech mac De Domnann, Elatha mac Delbaith e Tethra) impuseram o seu tributo sobre a Irlanda, reduzindo os Tuatha Dé Danann à servidão, Ogma é obrigado a carregar lenha, mas é o único de seu povo a provar sua capacidade atlética e seu poder de luta nas competições diante do rei. Quando Bres é derrubado e Nuada restaurado, Ogma se torna seu campeão.
Sua posição é ameaçada pela chegada de Lugh, então Ogma o desafia levantando uma grande laje de pedra, que normalmente exigia oitenta juntas de bois para movê-la, e arremessa-a para longe do salão real de Tara, mas Lugh responde ao desafio lançando-a de volta. Quando Nuada dá o comando da Batalha de Magh Tuiredh para Lugh, Ogma se torna o campeão de Lugh, e promete repelir o rei fomoriano, Indech e seu guarda-costas, além de derrotar um terço dos inimigos.
Durante a batalha, ele encontra Orna, a espada do rei de fomoriano Tethra, que relata os feitos executadas com ela quando desembainhada. Ogma e Indech caem durante a luta, porém em alguns relatos Ogma, Lugh e Dagda perseguem os Fomorianos após a batalha para recuperar a harpa Uaitne, de Dagda.

Estudiosos da mitologia celta propuseram que Ogma apresenta vestígios de um antigo deus celta. Em virtude de sua proeza de batalha e invenção de Ogham, ele é comparado com Ogmios, uma divindade Gaulesa associada com a eloquência e equiparada à Hércules. Há também comparações entre o epíteto Grianainech (rosto de sol) de Ogma com a descrição de “rosto sorridente” de Ogmios.

 

Parentesco

  • Filho de Elatha e Eithlinn em algumas fontes e, em outras, filho de Danu e Dagda
  • Neto de Delbaeth Mac Net
  • Meio irmão de Dagda, Bres Mac Elatha e de Lugh
  • Esposo de Etan, filha de Dian Cécht
  • Pai de Cairpre e de Turenn (Delbaeth)

.

Deuses com os atributos semelhantes:

  • Mitologia Gaulesa: Ogmios
  • Mitologia Grega: Héracles
  • Mitologia Romana: Hércules

.

Guia rápido de Correspondências:

  • Epítetos: Grianainech (“ensolarado” ou “do Sol”) e Cermait (“boca de mel”)
  • Invoque Ogma para: magia com runas, estudos, inteligência, escrita, poesia, inspiração, esportes, batalhas, vitórias, sucesso.
  • Elemento: Terra
  • Símbolos: Sol, espada, pedras, runas oghâmicas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s