Brigantia, a Elevada

brigantia_1_cover

Brigantia é uma Deusa celta (galo-romano e romano-britânico) soberana da terra sagrada. Sua história a conecta à Brigit da mitologia irlandesa e por isso muitos a vêem como só mais um nome dado a Deusa mas há distinções entre as duas. Mesmo assim Brigantia está intimamente relacionada a Brigit como Deusa da Terra. A história do manto de Brigit mostra que ela é soberana de sua terra. Brigit e sua comunidade vivem em harmonia com a terra, levando apenas o quanto precisam para viver. Na estação de Verão, Brigantia garante a mesma harmonia e equilíbrio na Terra. Os fios de seu manto, conectando todas as coisas na Teia da Vida, agora estão cheios de poder e são vibrantemente verdes. Nós temos que aprender a pisar cuidadosamente em seu corpo, e tratar seu manto com respeito, se quisermos viver.

screen-shot-2017-02-23-at-11-58-41-amBrigantia é a alegria no início do verão. Ela é o pleno florescimento da Terra. Nela, todas as coisas são mantidas em seu devido equilíbrio: todos os elementos se combinam para criar o clímax do ano de crescimento e fertilidade. Sob seu governo, toda a vida se deleita com sua criatividade. Todos os seres vivos se envolvem em uma dança alegre da procriação. Brigantia segura todas essas coisas em seus braços protetores. Ela dá a vitória, é uma curandeira e, possivelmente, uma Deusa celestial também.

.

Etimologia

A raiz de seu nome “breg” significa “alto, eminente, elevado”. E muitas vezes era usado como um epíteto à outras deidades simplesmente significando “a/o alta(o)” ou “a/o elevada(o)”. A mesma palavra é encontrada no alemão Burgundi, em sânscrito e em Avéstica (língua iraniana oriental), ambos os adjetivos femininos que significam “alta”.

.

Culto

Naquela época, no norte da Inglaterra, havia uma tribo celta denominada Brigantes que pode ser traduzido como “os altos”, “os nobres” ou “highlanders” que veio a significar “escoceses” e honravam esta Deusa. Brigantia personificou sua terra e sua nação. Ela representava a Soberania da Terra, e qualquer governante masculino era simbolicamente casado com ela.

O atual rio Barrow, antes chamado de Birgu em Ptolomeu e encontrado em território Brigantes da Irlanda, recebeu este nome em homenagem à Deusa, assim como o rio Brent, um afluente do Tamisa, em Brentford.

.

Registros Arqueológicos

brigantiaNenhuma história sobre Brigantia sobreviveu. O pouco que sabe dessa Deusa é devido a 7 inscrições a respeito dela, todas na Grã-Bretanha. Brigantia é assimilada a Deusa Vitória em duas inscrições, uma de Castleford e outra em Greetland perto de Halifax, ambas no condado inglês de Yorkshire. Em Corbridge, na Muralha de AdrianoBrigantia recebe o epíteto “Caelestis” (“celestial, celeste, divina”) e é posta ao lado do Deus Júpiter na sua face Dolichenus. Há uma inscrição em Irthington, também em Yorkshire que descreve a Deusa como uma “ninfa divina Brigantia“.

Estudos numismáticos da escrita ibérica encontraram um “BRIGANT_N” inscrito em uma moeda celta da península Ibérica, sugerindo que ela seja uma Deusa dessa região.

No forte romano Blatobulgium, Birrens na Escócia, os arqueólogos encontraram uma pedra com baixo-relevo, da era romana, de uma figura feminina que está coroada como uma divindade tutelar, tem uma cabeça de Górgona no peito, e segura uma lança e um globo da vitória como as Deusas romanas Vitoria e Minerva. Mas sua inscrição a identifica como Brigantia em vez de Minerva. Uma estátua encontrada na Bretanha também parece representar Brigantia com os atributos de Minerva.

 

Epítetos:

  • Dea Brigantia
  • Brigantia Augusta
  • Brigantia Caelestis
  • Victoria Brigantia

.

Deusas com aspectos semelhantes:

  • Mitologia Celta: Brigit
  • Mitologia Fenícia: Tanit
  • Mitologia Grega: Hemera, Niké e Tyche
  • Mitologia Romana: Vitória, Fortuna e Minerva

.

Guia rápido de Correspondências:

Invoque Brigantia para: iluminação, proteção, justiça, vitória, fertilidade, regência, territórios
Aromas e ervas: Cravos, camomila, plantas solares em geral.
Pedras: pedra do Sol
Cores: laranja, verde e dourado
Face da Deusa: Mãe
Elemento: fogo
Estação do ano: verão
Símbolos: asas, fogo, tochas, coroa, lança

Fontes:
https://earthandstarryheaven.com/2016/03/16/brigantia/
http://www.maryjones.us/jce/brigantia.html
Anúncios

Um comentário sobre “Brigantia, a Elevada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s