Deidades do Equinócio de Primavera

Para os que rodam pelo Norte, é chegado o momento do Festival de Ostara, o equinócio da Primavera.
Esta epoca do ano é um momento de grande celebração em muitas culturas.
É a época do ano quando o plantio começa, as pessoas começam a desfrutar mais uma vez o ar fresc, e podemos reconectar com a terra novamente após o inverno longo e frio. Um número de diferentes Deuses e Deusas de panteões diferentes estão conectados com estes temas.

.

Asasa Ya

Deusa Ashanti, vista como a mãe da terra, Asasa Ya se prepara para trazer vida nova na primavera, e os Ashanti a honram na festa de Durbar, ao lado de Nyame, o Deus do céu que traz chuva aos campos.

.

Cibele 

Esta Deusa-mãe de Roma estava no centro de um culto frígio bastante sangrento, no qual sacerdotes eunucos realizavam ritos misteriosos em sua honra. Seu amante era Atis (ele também era seu neto, mas essa é outra história) e seu ciúme o fez castrar e se matar. Seu sangue era a fonte das primeiras violetas, e a intervenção divina permitiu que Atis fosse ressuscitado por Cibele, com alguma ajuda de Zeus. Em algumas áreas, ainda há uma celebração anual de três dias do renascimento de Atis e do poder de Cibele.

.

Eostre

Pouco se sabe sobre o culto desta Deusa Teutônica da Primavera, mas ela é mencionada pelo Venerável Beda, que disse que os seguidores de Eostre tinha morrido quando ele compilou seus escritos no século VIII. Jacob Grimm referiu-se a ela pelo equivalente alemão, Ostara, em seu manuscrito de 1835, Deutsche Mythologie. O nome de Eostre é a raiz da celebração atual de Ostara.

.

Deusa ishtarIshtar

A Deusa da Lua na Babilônia. Ishtar é a Deusa dos acádios (região da baixa Mesopotâmia), representava a fertilidade, Deusa da terra, do amor e da guerra. Isthar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a Deusa da fertilidade, outros rituais relacionava-se a libações e outras ofertas corporais. Suas celebrações ocorriam, principalmente, na Primavera.

.

Flora

Esta Deusa Romana da flora e das flores teve seu próprio festival, Florália, que foi comemorado todos os anos entre 28 de abril a 3 de maio. Os romanos vestiam-se com roupas brilhantes e usavam coroas de flores, e assistiam peças de teatro e aos espetáculos ao ar livre. Oferendas de leite e mel foram feitas à Deusa.

.

Freya

Deusa nórdica da fertilidade, da beleza e da magia. De carácter arrebatador e considerada a mais bela das Deusas nórdicas Freya abandona a terra durante os meses frios, mas retorna na primavera para restaurar a beleza da natureza. Ela usa um magnífico colar chamado Brisingamen, que representa o fogo do sol.

 

.

Olwen

Deusa celto-galesa da primavera e da luz solar, Olwen é descrita como uma mulher bonita com pele pálida e cabelo amarelo que brilha enquanto ela se move sua magia faz com que todos as flores e árvores floresçam. Esta Deusa também pode ser relacionada com o Beltane pelo mito em de seu casamento com Culhwch.

.

Osiris

Este Deus egípcio amante de Isis morre e renasce em uma história de ressurreição. O tema da ressurreição é popular entre deidades da primavera e também é encontrado nas histórias de Adonis, Mitras e Atis.

.

Saraswati

Esta Deusa hindu das artes, sabedoria e aprendizagem tem seu próprio festival a cada primavera na Índia, chamado Saraswati Puja. Ela é honrada com orações e música e é geralmente retratada segurando flores de lótus e os Vedas sagrados.

.

Leia também: Orações para Ostara.

Anúncios

Um comentário sobre “Deidades do Equinócio de Primavera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s