Íris, a Deusa do céu, da água e do arco-íris

Iris, Deusa do Arco-íris

Íris (do grego Iris ou Eiris) é uma Deusa do céu e do mar, que personifica o arco-íris que une o céu e a Terra, por isso é a mensageira dos Deuses com os seres humanos. Ela era adorada tanto pelos Deuses quanto pelos mortais por sua natureza de bondade e amor.

Filha de Taumante que era filho do Mar (Pontus) e da Terra (Gaia), e de Electra que era uma das oceânides, as filhas de Oceano e Tétis. Íris é casada com Zéfiro. Suas irmãs eram as harpias: Arce, Aelo, Celeno e Ocípite. Existe uma versão da mitologia que afirma ter sido Íris e não Afrodite quem deu à luz a Eros, o Deus do Amor, em outras, Íris é mãe de Potos, a saudade.

Embora seja irmã das Hárpias, terríveis monstros alados, Íris muitas vezes é representada como uma linda virgem com asas douradas e mantos de cores brilhantes, um halo de luz em sua cabeça segurando um cálice. jarro ou mesmo um cajado. Ela se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo (o os domínios de Hades). As vezes ela cortava o céu com a mesma rapidez que seu marido, Zéfiro, o vento oeste. Outras vezes desce suavemente, deixando no céu o arco-íris como seu rastro.

Muitas vezes Íris é associada a Hermes, que também é um Deus mensageiro, sendo vista como sua contraparte feminina.

Para os gregos, que na maioria viviam perto do mar, o arco-íris era mais frequentemente visto cobrindo a distância entre as nuvens e o mar e por isso imaginavam que a deusa reabastecia as nuvens de chuva com água do mar.

A parte colorida do olho, a íris, recebeu esse nome por causa dela.

.

Mitologia

Durante a Titanomaquia (a guerra entre os Titãs e os Deuses do Olimpo), Íris era a mensageira dos Deuses do Olimpo, enquanto a sua irmã Arce traiu os olimpianos e se tornou a mensageira dos Titãs.

Ela sempre recepcionava os deuses com néctar e ambrosia quando eles retornavam de suas viagens. Como copeira dos deuses, Íris é frequentemente indistinguível de Hebe nas imagens da arte Grega. Ela é especialmente a mensageira de Hera, sendo frequentemente descrita como sua aia e mensageira pessoal. Íris preparava os banhos de Hera e lhe prestava serviços dia e noite, estando sempre à sua disposição. Assim Hera também a utilizava em suas vinganças, como quando tentou acabar com a família de Hércules, embora a tarefa de Íris fosse o consolo e a pacificação.

Iris ajudando Afrodite a batalha de Tróia.
Iris ajudando Afrodite a batalha de Tróia.

Íris também desempenhou um papel significativo na Guerra de Tróia, ela fielmente transmitiu a vontade de Zeus para os outros imortais que estavam lutando. Às vezes, ela  assumia o disfarce de um homem ou uma mulher e outras vezes ela se revelava em toda sua glória.
Depois de Afrodite ter sido ferida pelo ataque de Diomedes, Íris correu para o lado dela e ajudou-a em carro de guerra de Ares para que a Deusa ferida pudesse escapar mais danos.
Íris não tomou lado na guerra e aconselhou ambos os exércitos, como Zeus ordenou. Ela ajudou o comandante troiano, Hector e também seu inimigo mais odiado, Aquiles com igual fidelidade. Íris retransmitida informações táticas para Hector sobre a melhor forma de delegar autoridade no seu exército. Ela também ajudou a Aquiles, indo para a casa de Boreas, o Vento Norte, para pedir que ventos parassem e então, Aquiles poderia acender a pira funerária de seu companheiro caído, Pátroclo.

.

Simbologia

Morfeus e íris por Guerin Pierre Narcisse

Íris representa a construção de uma personalidade estável e equilibrada. É a temperança e verdadeira misericórdia, sendo ligada ao sentimento que nos leva à escolha refletida de afeto. Isso é diferente da emoção, que se relaciona apenas como uma reação visceral às situações. O sentimento é uma constante variação dos opostos, uma cuidadosa percepção de uma situação específica com objetivo de preservar a harmonia.

Em nome da harmonia, Íris não discute, não provoca conflito mas também não cresce. Íris operando em todos os níveis serve devotamente aos Deuses e não sobrevive sem alguém para servir. Ela também se faz presente naquelas pessoas que se abstém de qualquer conflito com os outros, assim também se abstém de criar um conflito interno para si. O objetivo de Íris é um ajuste contínuo e fluido, às vezes positivo às vezes negativo.

Íris também pode ser ambivalente, o fluxo incessante dos sentimentos para preservar um relacionamento pode produzir uma estagnação. Nada pode ser discutido, nenhuma diferença pode ser apontada, nenhum conflito pode gerar o crescimento porque a harmonia é fundamental. Numa situação dessas não existe espaço para a separação, uma vez que a separação implica na solidão e Íris, amiga tanto dos deuses quanto dos mortais e que opera em todos os níveis da vida.

.

Parentesco:

  • Neta de Pontus e Gaia e de Oceano e Tétis
  • Filha de Taumante e Electra.
  • Irmã de Arce, Aelo, Celeno e Ocípite.
  • Esposa de Zéfiro
  • Mãe de Eros em alguns mitos. Também é dita ser mãe de Potos em outros.

.

Deusa com atributos semelhantes:

  • Mitologia Egipcia: Nut
  • Mitologia Romana: Arcus e Iana

.

Guia rápido de Correspondências:

Invoque Íris para: comunicação, mensagens informações distantes, ligação, subserviência, obediência.
Aromas e ervas: flor de Íris.
Cores: dourado e todas as cores do arco-íris.
Face da Deusa: Mãe.
Elemento: ar e água.
Dia comemorativo: 5 de maio.
Símbolos: arco-íris, asas, pontes, água e cálice dourado.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Íris, a Deusa do céu, da água e do arco-íris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s