Flora, a senhora da Primavera e das Flores

Deusa Flora
Flora, por Alexander Roslin

Flora (derivado do Latin “floris”) é a Deusa romana da primavera e das flores. Seu nome é a origem das palavras “flor”, e  também pode ser relacionado com as palavras “prosperar”, “florescendo”, “abundante” e “fresco” e “florescendo”. Ele também é comumente usado pra designar o reino das plantas. Ela é a responsável pela potência da natureza, aquela que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce”.

Flora era retratada pelos romanos vestindo roupas leves de primavera, segurando pequenos buquês de flores, às vezes coroados de flores. Conta-se que flores caíram de seus cabelos em cascata, como rosas espalhadas e em seu jardim viam-se veados e coelhos pois seu reino não eram as florestas, mas jardins e campos, nos quais nenhum animal selvagem pode entrar. O mel, feito de flores, é um de seus dons.

Invocava-se Flora para facilitar a concepção. Além de ser uma Deusa que auxilia na renovação da vida, no florescimento de novas ideias e plantas. Sua capacidade de trazer renovação e oferecer às pessoas uma nova chance de fazer algo era um desejo que todos gostariam de ver ganhar vida. À ela eram oferecidas orações pela prosperidade dos frutos maduros do campo e das árvores. Ela também era considerada uma Deusa da flor da juventude e de seus prazeres.

Flora seria a versão romana da Deusa Grega Clóris (cujo nome significa “amarelo ou verde pálido”, a cor da primavera) e por isso seus mitos são os mesmos, mudando apenas o nome dos Deuses envolvidos para seus correspondentes na mitologia em questão.

L. Abbema Flora.jpg
Deusa Flora, por Louise Abbéma

Apesar de ser considerada uma deusa menor dentro da mitologia romana, Flora é uma das Deusas mais antigas e vista com muito respeito pelo povo romano pois dela dependiam muitos outros Deuses. Era através dela que as vinhas davam uvas fazendo Baco jorrar. Era ela quem garantia o florescer das oliveiras, fazendo Roma prosperar.

Celebrar Flora, para os Romanos, representava celebrar a vida em geral e toda a beleza nela. As ofertas para a Deusa eram simbólicas, mas também eram uma chance de celebrar o trabalho duro e a dedicação que as pessoas empenham para fazer tudo isso acontecer.

 

Mitologia

Flora é uma ninfa das Ilhas Afortunadas. Esposa de Zéfiro, o vento-oeste, e acompanhante da Deusa Ceres, a Senhora das plantações.

Como muitos Deuses, os mitos de Flora possuem diversas versões mas uma das mais conhecidas, é a do poema Fastos, de Ovídio, que conta que num dia de Primavera em que Flora andava pelos campos, o deus do vento, Zéfiro, a viu e se apaixonou por ela e tentou raptá-la. Ela fugiu mas ele foi mais forte e a estuprou e, depois, casou-se com ela onde acabaram, por fim, tendo um casamento feliz.

Zéfiro concedeu a Flora, um jardim frutífero cercado pelo vento e alimentado por fontes límpidas. Ele encheu o lugar com encheu-o de flores de boa cepa e em tantas cores que sua abundância desafiava a medida. Sempre que a geada orvalhada vinha, as Horae (Também conhecidas como as Estações do Ano) se reuniam e colhiam as flores transformando-as em raios de luz.

Ovídio também conta que Juno, após ver o nascimento espontâneo de Minerva da cabeça de Júpiter, ficou ressentida por ver seu consorte gerar nova vida sem sua ajuda. Juno reclamou para Oceano e Flora ouviu seu lamento, lhe oferecendo doces palavras. Inconsolável, Juno ameaçou secar os oceanos e expulsar todos os demônios do Tártaro, Flora não sabia o que fazer por medo se sofrer com a ira de Júpiter mas, por fim, com Juno prometendo-lhe o anonimato, decidiu ajudar a Deusa, lhe oferecendo uma flor que, ao tocá-la, imediatamente Juno incha e gera Marte e, para homenagear a parte de Flora no nascimento do Deus, Marte lhe concedeu um lugar na cidade de Roma. Foi também por essa razão que coube à Marte o 1º mês da primavera.

O Triunfo de Flora
O Triunfo de Flora, por Giovanni Battista

 

Culto de Flora

Flora é Deusa dos cereais maduros e das flores em botão. Ela é uma deusa dos sabinos ou oscanos. Os sabinos (sabini, em latim) constituíam uma tribo da região central da península Itálica. Como eles eram um povo que sofria influência dos gregos e romanos, todo o seu panteão foi influenciado mais tarde pelos seus deuses.

Apesar de ser uma das Deusas menores, acredita-se que seu culto era um dos mais antigos, e que o rei Tito Tácio construiu um templo em sua homenagem. É dito também que Numa Pompílio escreveu louvores (também conhecidos como flamen) para a Deusa.

Seu templo em Roma ficava perto do Circus Maximus, e seu festival, a Florália, era celebrado de 28 de abril até os primeiros dias de maio, como uma data de alegria e amor carnal, com peças teatrais e shows. Homens se adornavam com flores, especialmente rosas, e soltavam-se lebres e bodes no meio das pessoas para atrair a fertilidade. No último dia do festival, eram realizados jogos chamados “Ludi Florales”. Era uma tradição do festival de matar pequenos animais, o que mostra a ligação entre Flora e sua irmã Fauna.

Posteriormente, seus rituais se perderam e, com o Cristianismo, alguns escritores tentaram transformar a visão dos Deuses romanos dando-lhes más conotações. Com Flora, eles relatavam que, na verdade, ela era Acca Laurentia, uma cortesã, que acumulou grandes riquezas e propriedades, deixando tudo ao povo romano, que em troca a homenagearam com o festival anual da Florália. A ideia por trás dessas histórias era diminuir os Deuses do povo, transformando-os em coisas ruins e dando-lhes a conotação de “deuses falsos”.

Maquete do Circus Maximus e do Coliseu
Maquete do Circus Maximus e da região ao seu redor – Arte por Pascal Radigue, CC BY-SA 3.0, Link

 

Ressurgimento da Deusa Flora

No período renascentista (entre os sésculos 14 e 16 EC.) presenciou-se um ressurgimento das imagens dessa Deusa, quando muitos pintores e artistas encontraram inspiração em Flora como a deusa das flores e da primavera, temas muito comuns em quadros e esculturas.

Botticelli-primavera.jpg
Primavera, pintura por Botticelli em 1477–82

Canção para Flora

Deusa Flora
Flora, arte por conejovlanco

Pois ela trará os brotos na Primavera
E a risada entre as flores.
No calor do verão seus beijos são doces;
Ela canta nos caramanchões verdes.
Ela corta a cana e colhe o grão
Quando os Frutos do Outono a cercam
Seus ossos envelhecem no frio do Inverno;
Ela se envolve em seu manto

(The Lady’s Bransle – por Glenn Turner and Hope Athearn)

Um “bransle” é uma dança comum no período Renascentista, porém a musica, na época, era apenas tocada. Essas palavras foram escritas na década de 1970 para uma melodia renascentista tradicional, “Nonesuch”. Mais sobre a história das letras em inglês aqui. Ouça a música aqui.)

 

Epítetos:

  • Flora Rustica – que poderia ser traduzido como “Flora a camponesa”
  • Flora Mater, ou “Flora, a Mãe”, em relação às suas origens antigas

 

Parentesco

  • Filha do Titã Oceano, Deus das águas correntes
  • Esposa de Zéfiro, Deus do vento do Oeste
  • Irmã de Fauna, a Deusa dos animais

 

Deusas com atributos semelhantes

  • Mitologia Grega: Cloris
  • Mitologia Romana: Pomona, Deusa dos frutos e Ceres a deusa da Colheira

 

Guia rápido de Correspondências:

Invoque Flora para: Amor, sexo, nascimento, concepção, plantações, jardins, flores, renovação.
Animais: Coelhos, lebres, mariposas e abelhas
Aromas e ervas: Jasmim, Rosa Vermelha, Dama da noite e incensos florais no geral
Bebida e comidas: Mel
Cores: verde, mas ela pode ser associada a várias cores por causa das flores
Dia: 28 de abril a 3 de maio
Elemento: terra
Estação do ano: Primavera
Face da Deusa: Mãe
Fase da Lua: crescente
Planeta: Terra
Signo: Touro, Virgem e Capricórnio
Símbolos: Flores, mel e sementes

 

Fontes:
Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology: Oarses-Zygia
https://www.theoi.com/Nymphe/NympheKhloris.html
http://www.classics.upenn.edu/myth/php/tools/dictionary.php?regexp=FLORA.&method=standard
https://dreamingandsleeping.com/flora-roman-goddess-of-flowers/
http://www.thaliatook.com/OGOD/flora.php
http://mahoutatsuryu.blogspot.com.br/2014/04/flora-dama-verde.html
http://www.lorelei-greenwood.com/wp/2010/07/the-ladys-bransle/
http://www.chantgoddess.com/springsonggoddess.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flora_(mitologia)

Um comentário sobre “Flora, a senhora da Primavera e das Flores

Deixe um comentário