Concórdia, Deusa da união, conciliação e dos acordos

Harmonia, Deusa grega equivalente a Concórdia
Harmonia, Deusa grega equivalente a Concórdia

Concórdia é uma antiga Deusa romana que personifica a união, o acordo no casamento e na sociedade, a harmonia e a paz dos lares.

Ela faz parte dos 169 Deuses originais do Estado Romano, também conhecidos como os di indigetes, seus nomes e características são claramente indicados pelos seus títulos, atribuídos pelos primeiros sacerdotes, e pelos festivais que preenchiam o calendário romano. Por isso seu mito se mistura com sua equivalente grega, a Deusa Harmonia.

Por ser filha de Vênus, Concórdia zelava pela harmonia nas relações amorosas entre os casais e, pelo fato de seu pai ser Ares ela presidia a harmonia nas guerras. Ela foi casada com Cadmo e com ele teve quatro filhas Ino, Sêmele, Agave e Autonoe e um filho, Polidoro.

Durante o período Imperial, ela foi reverenciada como Concórdia Augusta no culto dos imperadores romanos além de ser comum inscrições dedicatórias a ela, em nome dos imperadores e membros da família imperial. Ela era cultuada com a protetora da harmonia, especialmente matrimonial, da casa do Imperador.

Na arte, Concórdia é retratada sentada, vestindo um longo manto e segurando uma patera (bacia sacrificial), uma cornucópia (símbolo de prosperidade), ou um caduceu (símbolo da paz). Ela, muitas vezes, é mostrada entre duas outras figuras, como dois membros da família imperial apertando suas mãos. Ela é associada a outras divindades femininas, como a Pax (Deusa da paz) e Salus (Deusa da saúde, limpeza e sanidade), ou Securitas (Deusa da segurança e estabilidade social) e Fortuna (Deusa da sorte). Emparelhado “Segurança e Sorte” também poderia ser representada por Hércules e Mercúrio.

A Deusa Concórdia também era invocada junto com Jano, Salus e Pax, em 30 de março. Era invocada também nas festas familiares da Caristia, e em 1 de abril pelas mulheres casadas junto de Fortuna e Vênus.

O templo mais antigo de Concórdia foi construído em 367 AEC por Marcus Furius Camillus, e ficava no Fórum Romano. Outros templos e santuários foram dedicados a esta Deusa tais como um pequeno santuário de bronze de erguido pelo jurista Gnaeus Flavius ​​em 304 AEC, mas teve que ser destruído quando o templo principal foi ampliado pelo consul Lucius Opimius em 121 AEC. Também houve outro templo construído quando Roma ainda era uma cidadela, com vista para o principal templo da Concórdia abaixo.

.

Moeda romana com a imagem de Concórdia
Moeda romana com a imagem de Concórdia

Curiosidades

Ainda hoje na Itália, Concórdia é um nome pessoal muito comum.

Concórdia é uma palavra derivada dos radicais latinos “con” (cum) que significa “união”, juntamente com “cor”, “cordis” que significa “coração”.

Orações

Concórdia, radiante Concordia, reside para sempre neste casamento, e assim, devidamente junta em matrimónio, que possa Vênus abençoar este casal com crianças. (pelo poeta romano Marcus Valerius Martialis, livro IV, nº13.7-8)

Grande e duradoura Concordia, obrigado você [marido e mulher] por uma cadeia ininterrupta e próxima de união de coração com coração.
(Estácio, Silvae 5 1 43 ff:)

.

Epítetos

  • Concórdia Augusta

.

Deusas com atributos semelhantes:

  • Mitologia Grega: Harmonia, Hera

.

Parentesco:

  • Filha de Vênus e Ares.
  • Casada com Cadmo
  • Mãe de Ino, Sêmele, Agave e Autonoe  e Polidoro

.

Guia rápido de Correspondências:

  • Invoque Concórdia para: harmonia em relacionamentos, união, acordo no casamento, na sociedade, harmonia e para paz dos lares
  • Animais: serpente
  • Cores: branco
  • Face da Deusa: Mãe
  • Datas comemorativas: 16 de janeiro (dia de re-dedicação de um templo erguido em sua homenagem), 5 e 6 de fevereiro (aniversário do templo de Concórdia erguido por Lucius Manlius), 30 de março (invocada juntamente com Jano, Salus e Pax), 1 de abril (nas festas familiares da Caristia) e 12 de junho (dia que foi erguido uma ara – pedra de altar – em homenagem a Deusa no Porticus Liviae), 22 de julho (consagrado à Deusa Concórdia).
  • Símbolos: cornucópia, bacia, caduceu, tocha dupla

Deixe um comentário