Astréia, Deusa da justica da inocência e da pureza

b0761c0c111ba277da5173418f4f8fd1Astréia ou Astrea (em grego antigo: Ἀστραῖα; que significa “A Estrelada”) é uma Deusa virgem da justiça. Durante a Idade de Ouro ela morava na Terra com a humanidade, mas se afastou com o aumento da ilegalidade posterior na Idade do Bronze grega. Zeus então a colocou entre as estrelas como a constelação de Virgem. Sendo uma dos últimos Imortais a viverem entre os humanos.

Astréia estava intimamente identificada com as Deusas Dike (da Justiça) e Nemesis (Deusa da Retribuição Justa).

Por ser uma Deusa-estrela, ela geralmente é retratada com asas, uma auréola brilhante e uma tocha flamejante. Como a deusa da justiça ela carrega o raio de Zeus – o implemento da justiça divina.

t32-1astrapeAstréia é tida como filha de Zeus e Têmis (semelhante a Dike) por Hesíodo, mas nos contos de Aratus ela é tida como filha de Astreu com Eos/Aurora (a Deusa da manhã). Tanto Astéria quanto sua mãe, Têmis, são personificações da justiça. Ela pregava a sabedoria e ensinava aos homens atividades caseiras, como caçar, plantar, entre outras. Logo após a Idade de Ouro Grega, ela abandonou a Terra para não ver o sofrimento pelo qual passaria a humanidade nas próximas idades, partindo para o céu, na forma da constelação de Virgem. A balança que ela carregava se tornou a constelação próxima de Libra.

É uma das deusas relacionadas aos signos de Libra, Virgem e Gêmeos, juntamente com AtenaAfrodite e Apolo.

.

2419876850_282a5e2609O mito

Durante a Idade de Ouro, quando a primavera era eterna e os homens viviam em harmonia com os Deuses, Astéria, vivia na terra, entre os humanos, aconselhando-os e dando-lhes noções de leis e justiça. Nesta época, no mundo não haviam guerras, catástrofes ou crimes. A natureza era plena e oferecia alimento a todos os homens, que existiam em paz com os deuses.

Mas os homens tornaram-se gananciosos e passaram a negligenciar suas obrigações com os Deuses, acreditando-se donos do próprio destino. Irritado com a prepotência dos mortais, Zeus determina um castigo: a Idade de Ouro estava acabada. A primavera seria limitada, a terra deveria ser tratada para produzir frutos e a juventude eterna não existiria mais.

Ao ver o comportamento dos humanos e os castigos que o Deus dos Deuses os impunha, Astréia se refugia nas montanhas, mas continua a disposição daqueles que quiserem procurá-la e ouvir seus sábios conselhos.

Mesmo com todos os castigos de Zeus, a punição da humanidade não terminara, os homens descobrem a guerra. Este período belicoso caminha para uma nova era, a Idade de Ferro, em que os homens não têm mais respeito pela honra, franqueza e lealdade, tendo as ações determinadas pela ambição e violência.

Ao ver em qual ponto as coisas estavam, Astréia, entristecida, resolve abandonar a Terra e deixar de conviver com os mortais. A Deusa, então, refugia-se no céu na constelação de Virgem. Sua balança também é catasterizada na constelação de Libra, para lembrar aos homens que o mundo é regido por leis e que tudo deve ser ponderado – as ações devem ser pesadas em contraponto com as conseqüências.

.

O mito e as atribuições simbólicas

O mito de Astréia está ligado ao signo de Virgem que tem como imagem uma mulher de olhos vendados que segura na mão um ramo de trigo. Deusa virtuosa e justa, ela tinha uma irmã chamada Aidos (deusa da Modéstia) e ambas costumavam passear entre os homens. Conta-se que certa feita, Astréia foi até um mercado e lá viu um homem pesando a balança mais do que deveria por uma mercadoria que um outro homem queria comprar, portanto roubando o segundo.

salvatore_rosa_005Magoada e indignada, Astréia pediu a seu pai que a levasse embora da Terra, pois preferia morrer a viver junto a seres que eram capazes de cometer injustiças e perversidades. Condoído pela decisão de Astréia, e de sua irmã Aidos, que também se entristeceu, Zeus transformou as imortais na constelação da Virgem.

Personificação da justiça, na astrologia Astréia é vista como um símbolo de apego ao passado, especialmente por parte de mulheres, embora sua representação seja a da famosa Deusa da justiça – as balanças que ela segura aludem ao episódio do mercado e também à sua conexão com Libra – o signo das relações justas.

Outros mitos de Libra são Afrodite, Palas Atena e Hera.

.

Parentesco:

  • Filha de Zeus e Têmis (também há uma versão em que ela é relatada como filha de Astreu e Eos)

.

Deusas com os mesmos atributos:

.

Guia rápido de Correspondências:

Invoque Astréia para: Justiça, julgamentos, problemas com a Lei, defesa de causas justas, ligação com o passado, pureza e inocência.
Aromas e ervas: Lavanda
Face da Deusa: Donzela
Dia:
Quinta-feira
Elemento: Ar
Estação do ano: Primavera
Signos relacionados: Virgem, Libra
Símbolos: Balança, espada, venda

 

Anúncios

5 comentários sobre “Astréia, Deusa da justica da inocência e da pureza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s